Anel de Formatura para o Curso de Pedagogia

Anel de pedagogia

A cerimônia de formatura de um curso de graduação é um dos momentos mais importantes na vida da maioria das pessoas. Essa ocasião representa a conclusão de uma etapa significativa e o inicio de um novo ciclo de vida.

O anel de formatura é um símbolo de que a pessoa passou por uma fase de graduação. A história desse tipo de anel não tem uma origem definida, acredita-se que esse costume surgiu na Europa. Antigamente, reis, nobres europeus, bispos e cardeais adotavam a simbologia do anel, todos recebiam um quando eram congratulados com títulos ou honrarias. Por isso, acredita-se que essa tradição tem influencias da Igreja Católica.

Geralmente cada carreira (profissão ou curso de graduação) possui pedras (gemas) especificas e também símbolos. Todos que pertencem a mesma área de conhecimento usam a mesma pedra, criando a idéia de vinculo entre as profissões, tornando-as parte do mesmo tipo de conhecimento.

O curso de pedagogia que pertence a área de humanas, o anel respectivo possui a pedra ametista que é de cor lilás, representando a espiritualidade. Em alguns casos também é usada a safira azul que estimula a tranqüilidade de serenidade, afinal esse profissional que está se formando irá lidar com crianças, vai usar a palavra para repassar o conhecimento.

Além da pedra, os anéis de formatura também possuem um símbolo especifico ligada a profissão. No curso de pedagogia, o símbolo é a coruja, que representa a inteligência, sensibilidade, ampla visão, evolução e perspicácia.

O estilo e o design do anel de formatura podem variar de acordo com a joalheria onde é fabricado. É mais comum que esse tipo de anel seja confeccionado em ouro amarelo com detalhes em ouro branco ou prata, além da pedra preciosa característica do curso escolhido.

Os valores desses anéis costumam variar bastante, tudo irá depender da joalheira, da gramatura do anel, etc.

Ao encomendar um anel de formatura, verifique ou pesquise antes quais as características que ele deve ter (cor da pedra e símbolos) para evitar enganos.

Artigos relacionados:

Comentários